Porquê um curso anual de feng shui?
Esta é uma questão frequente por parte de alguns alunos que encontro pelo caminho. Afinal, com tantas opções de cursos rápidos, workshops e afins, pode ser mesmo difícil perceber os benefícios de um curso de feng shui mais longo e completo.
Ao refletir sobre essa questão, lembro-me de um texto que escrevi há 5 anos e vou procurá-lo… Abaixo vou reproduzi-lo na íntegra para que toda a gente possa juntar-se a mim nesta reflexão sobre a riqueza que representa esta oferta formativa.
Escrevi este texto em 2017, quando tive o privilégio de integrar o pequeno núcleo de professores do Curso Anual de Feng Shui coordenado pela Sofia Batalha no Instituto Macrobiótico. Passados 5 anos, divulgo agora o meu próprio Curso Anual de Feng Shui e gostava imenso de tê-lo comigo nessa jornada!
Sem mais delongas, aqui vai o texto:
PORQUE NÃO CONTINUAR A COMPRAR UNS LIVROS E A ASSISTIR A UMAS PALESTRAS DE VEZ EM QUANDO?
Está quase a fazer 9 anos que me inscrevi num curso anual de Feng Shui. Todavia, o meu interesse por esta área já vinha de trás… Já tinha lido vários livros, já achava que sabia algumas coisas mas sentia que precisava de algum aprofundamento. Passados estes quase 9 anos vejo que na altura não tinha ideia do que viria a ser este percurso e agradeço ao Universo por ter tido o impulso para dar o primeiro passo. Qual o benefício deste percurso? Poderia enumerar imensos…vou-me ficar pelos três mais importantes:
- maior conhecimento de mim própria;
- maior conhecimento da forma como ‘funciona’ a vida;
- uma rede inestimável de contactos e amizades.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE FAZER UM CURSO ANUAL DE FENG SHUI OU IR EFETUANDO, AOS POUCOS, UNS CURSOS BREVES?
Num curso anual, embora cada módulo seja focado num tema mais ou menos específico, há momentos em que são apresentadas bases teóricas, outros em que são explicitadas cálculos, técnicas, abordagens e há momentos puramente práticos.
Há momentos que se entrelaçam com outros momentos lá mais à frente. Existem matérias que acabam por se ouvir várias vezes, em vários contextos, por pessoas diferentes ou pelas mesmas pessoas mas numa perspetiva diferente. Há um acumular de contributos sucessivos que permitem uma construção interna.
Nos temas em que a base simbólica é imensa, como é o caso do Feng Shui, é necessária a construção de camadas, é necessário ir adicionando novos significados, tirar dúvidas, questionar interna e externamente. Ou seja, é necessário ir experimentando.
Os seminários e workshops – já orientei e já participei em vários – têm também o seu papel. Porém, dada a sua curta duração, têm um objetivo específico, de alguma forma pontual. Naturalmente acrescentam também algo ao nosso percurso mas não têm uma vocação formativa tão vincada como um curso anual.
Para além da relação formador/formando que se desenvolve e que é um facilitador da aprendizagem, as relações que se estabelecem entre colegas são um dos grandes valores do Curso de Feng Shui. Se no início a turma é apenas um agregado de pessoas que escolheram fazer o mesmo curso que nós, semana após semana, mês após mês, vamo-nos aproximando daqueles com quem temos maior empatia.
De uma forma ou de outra, com a nossa experiência de vida passada que é sempre maior do que temos consciência, vamos dizendo coisas uns aos outros que parecem certeiras para cada problema, vamos fazendo alertas no momento certo, vamo-nos ajudando a fazer descobertas internas de coisas que sempre lá estiveram mas não eram visíveis ou reconhecíveis.
E OS LIVROS? NÃO SERÁ SUFICIENTE COMPRAR ALGUNS LIVROS E IR FAZENDO UMA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA LEITURA?
Naturalmente ler livros é uma forma de aprender. Posso dizer que tenho voltado aos livros que comprei no início desta caminhada e consigo percebê-los muito melhor agora. Muitos dos livros que tenho parecem-me agora escritos para quem já tem uma base de conhecimentos.
Os outros, mais básicos, por serem muito práticos, acabam por apresentar ‘receitas’ que contradizem as ‘receitas’ de outros livros.
E quando estamos a sós com os livros, como esclarecer as dúvidas? Como compreender o que o autor tinha em mente? Ler muitos livros, sem uma base prévia, é ficar perdido, é como estar numa encruzilhada sem forma de poder decidir o melhor caminho. Nada melhor do que uma comunidade educativa para nos ajudar a encontrá-lo!”
Esta foi a minha reflexão acerca dos benefícios do curso anual. Espero que ajude de alguma forma quem chegou até aqui!
Para mais informações sobre o meu Curso Anual de Feng Shui, consulta o link da bio do meu instagram (carrega AQUI) ou acessa a página do curso aqui no site (carrega AQUI).
Deixe um comentário