Feng Shui e casas com mais do que um piso
Quer conhecer a análise que o Feng Shui oferece a casas com mais de um piso? Saiba mais no nosso artigo da semana!
Numa abordagem de feng shui a um apartamento ou moradia os diversos pisos são analisados em conjunto, uma vez que constituem uma unidade habitacional, mas também individualmente, piso por piso.
Casas com mais de um piso no feng shui?
Nos apartamentos com mais do que um piso o mais habitual é serem dois andares. Um deles é o piso por onde se entra e depois podemos subir para um piso superior ou descer para um andar que fica mais abaixo.
O piso por onde entramos simboliza o nosso presente, a nossa realidade atual, o nosso dia-a-dia.
Quando o outro piso nos leva a descer, simbolicamente leva-nos para o passado, cria um processo a partir do qual sentimos o apelo de revisitar as nossas experiências passadas, nomeadamente as da infância, a relação entre os nossos pais, avós, a nossa relação com todos eles. Pode-nos levar mais longe, até a eventos mal resolvidos de outros parentes mais longínquos do nosso sistema familiar que ainda têm efeito na nossa vida presente.
Se o outro piso nos leva para cima, leva-nos ao processo de construção de um novo futuro. Um futuro que não é apenas a extensão do presente, mas sim o resultado de um processo de transformação que nos vai levar a uma outra realidade.
No caso das moradias muitas vezes temos vários andares, talvez uma cave e vários pisos superiores. São casas multidimensionais que disponibilizam vários níveis de perceção do tempo neste contínuo de passado, presente e futuro.
As escadas
Em casas com mais do que um piso haverá escadas interiores de ligação dos diversos pisos. Poderão ser pequenas escadas de caracol em locais quase escondidos da casa, caso em que a transição entre pisos se faz de uma forma reservada e difícil (talvez seja mesmo esta a perceção de mudança por parte dos habitantes).
As escadas poderão ser também um elemento de destaque numa sala ou num hall de entrada, e neste caso a transição será mais aberta, mais visível. Poderá ser mais condicionada, protegida, perigosa, segura ou estável consoante o formato da escada, dos degraus e das suas guardas.
Nas casas com mais do que um piso as escadas serão (quase) sempre locais da casa de fluxo rápido da energia e como que portas sempre abertas.
No caso das moradias há ainda a hipótese de a ligação entre pisos se fazer apenas pelo exterior e nesse caso estamos a falar de uma certa desconexão. Como se não houvesse, por parte dos habitantes, capacidade interna de transição, de transformação. Como se não fosse possível a partir desta situação presente alcançar internamente um outro patamar de vida.
E como estamos em relação ao centro?
A casa com vários pisos tem apenas um centro, um eixo vertical que liga todos os pisos, todos os espaços, todos os habitantes, todas as vivências.
É o piso por onde se entra que nos vai indicar onde o mesmo se situa.
Uma casa com vários pisos pode ser uma casa com mais possibilidades, com mais dimensões, eventualmente com mais desafios e mais dinamismo. Será sempre uma casa que sintoniza com a vida de quem lá vive em cada momento. O feng shui, clássico e contemporâneo, poderá ajudar os seus habitantes nos seus processos internos e a terem uma vida melhor, de acordo com a sua perspectiva pessoal e única.
Acede às nossas redes sociais (AQUI) e acompanha as dicas, agenda de cursos, workshops e muito mais! Clica aqui e sabe mais sobre o projeto e o seu propósito 🙂